Como ensinar o comando de chamada ao meu cão?

O comando de chamada é o treino mais importante que pode dar ao seu cão.

Para além de ser um dos mais utilizados no dia-a-dia com o seu patudo, pode salvar-lhe a vida nunca emergência.

O objetivo deste treino é que o seu cão venha ter consigo sempre que o chama.

Para isso, deve ir gradualmente aumentando a dificuldade do treino, ao aumentar as distrações à sua volta.

Por onde começar?

Comece na sua casa. Se o seu cão ainda não lhe responde em casa, não pode esperar que o faça, num jardim, onde passam pessoas e outros cães.

  1. Ensine ao seu cão que a sua presença é positiva, e que vale a pena estar ao pé de si. Pode fazer isso ao dar-lhe festinhas, elogiar e até dar comida.
  2. Afaste-se do seu cão um ou dois metros, agache-se e chame o nome dele e introduza o comando “Anda cá” ou equivalente. Se não vier logo, experimente bater palmas, ou bater na sua perna para lhe chamar à atenção. Assim que ele se começar a aproximar, mostre-se super feliz, e dê-lhe elogios. E quando chegar ao pé de si, premeie-o ainda com mais elogios, festinhas e comida. Repita até ele vir imediatamente.

Como aumentar a dificuldade do treino?

  1. Aumente a distância a que o chama. Se ele não vier ter consigo é porque está muito longe ou há alguma distração.
  2. Aumente gradualmente o nível de distrações. Comece por deixar o recipiente com os biscoitos numa mesa, em vez de os ter no seu bolso. Introduza ruídos, como o da televisão. Convide alguém para estar na mesma divisão enquanto o chama. Coloque brinquedos à volta do seu cão. E por último, treine a chamada na rua, começando por ambientes mais calmos, e evoluindo para mais agitados.

Que outras formas existem para ensinar a chamada?

  1. Se tiver quem o ajude, pode pedir para cada pessoa ficar numa ponta da divisão em que estão, e cada um chama o cão à vez. Pode aproveitar este exercício para ensinar os nomes de cada pessoa!
  2. Jogo de ir buscar a bola – Sempre que o cão nos devolve a bola, está a fazer o quê? A vir ter connosco! Torne o treino com o seu cão ainda mais divertido.

Precisa de ajuda a treinar o seu cão?

Fale connosco!

Descubra aqui as nossas dicas

Pet to Pets

Treinos de cães ao domicilio e serviços de Pet Care

Horário

Todos os dias
Sujeito a marcação

Localização

Grande Lisboa

Contactos

contacto@pettopets.com

%d bloggers like this: