Treino de reforço positivo

O que é treino de reforço positivo?

É um tipo de treino em que o cão é premiado sempre que mostra o comportamento desejado, e que excluir qualquer tipo de punição.

Este treino é possível para qualquer tipo de condicionamento, seja para ensinar algo novo como sentar, como para corrigir algo incorreto.

Treino de reforço positivo permite que a relação entre o dono e o seu cão seja baseada em boas ações e não emoções negativas.

Desta forma, com este treino, a ligação entre o cão e o dono torna-se cada vez mais forte e cm maior confiança.

É também evitado o desenvolvimento de consequências negativas como reações de medo, ansiedade e agressividade, que poderiam resultar de treinos mais tradicionais.


Que recompensas utilizar no treino?

É possível utilizar vários tipos de recompensas, como comida, brinquedos e atenção.

A recompensa alimentar é a mais utilizada e que tipicamente obtém resultados mais imediatos. Num plano de treino recomendamos que comece com recompensas alimentares e que vá evoluindo para atenção, como elogios e caricias.


Que potenciais erros podem ocorrer numa sessão de treino?

– Premiar de forma desajustada no tempo: Se o cão não for premiado no momento da sua ação correta, ele poderá interpretar de forma errada qual o comportamento a manter. É fundamental estar atento em todos os momentos de treino para que sejam encorajados os comportamentos desejados.

– Quantidade excessiva de alimentos inadequados: Muitos alimentos de treino, como biscoitos, têm grandes quantidades de sal e de hidratos de carbono, que em quantidades excessivas podem ser prejudiciais para o seu cão. Procure alimentos nutritivos, e tenha atenção à quantidade que é dada durante um treino.

– Treinos demasiado longos: De forma a garantir sucesso num treino com o seu cão, ele deve estar motivado e interessado na atividade. Um cão cansado e desmotivado não vai conseguir aprender, e pode levar a frustração tanto para o cão como para o dono.


Quantas sessões de treino devo dar ao meu cão?

Todas as interações com o seu cão são sessões de treino. O seu cão está sempre a aprender o que deve ou não fazer, de acordo com a sua reação ao seu comportamento.

Lembre-se, deve ter muita paciência, o seu cão só o quer ver feliz, e nunca faz coisas erradas de propósito para o chatear, ou para se vingar.

Precisa de ajuda a treinar o seu cão?

Fale connosco!

Descubra aqui as nossas dicas

Pet to Pets

Treinos de cães ao domicilio e serviços de Pet Care

Horário

Todos os dias
Sujeito a marcação

Localização

Grande Lisboa

Contactos

contacto@pettopets.com

%d bloggers like this: